20 de novembro de 2011

Ditadura: O documentário Arquivos da Cidade

chemale, reque, lulu, fil, mikruel, claudia, lefa e cebola
O documentário que agora segue tem montagem nas mãos de Fábio Lobanowsky, produção executiva de Cris Reque e direção de fotografia de Mirela Kruel e ainda conta na ficha técnica com Claudia de Bem no desenho de luz, Leandro Lefa no som e Leonel (Cebola) no controle de maquinária. A equipe se emocionou em vários momentos da gravação.






Lino Brum: Irmão de Cilon Cunha Brum, um dos quatro gaúchos desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. Até hoje seu corpo não foi entregue a família.

Ignês Serpa Raminger: Uma das poucas mulheres que participaram ativamente da luta armada no RS, mais conhecida na época como Martinha.

Bona Garcia: natural do interior do RS, veio para Porto Alegre em função da miltância política. Foi preso e forçado a viver no exílio por muitos anos. Inspirado em sua história está sendo rodado um longa de ficção.

Gregório Mendonça: operário, participou de diversas ações de contestação a ditadura militar, desde a tentativa de seqüestro ao cônsul norte americano, passando pela guerrilha do Caparaó. Lá foi preso pela segunda vez, permanecendo por oito anos nos cárceres da ditadura brasileira.

Carlos Alberto Tejera De Ré: militante do movimento estudantil, foi preso e permaneceu por longos anos na Ilha Presídio, hoje chamada de Ilha Pedras Brancas

Antônio Losada: sindicalista, exerceu sua militância diretamente com os trabalhadores gaúchos. Permaneceu preso por muitos anos, sendo um dos últimos presos políticos a serem libertados.

Esses são os nomes dos personagens do documentário Aquivos da Cidade de Felipe Diniz e Luciana Knijnik. A produção da Modus revela as dores, alegrias, reflexões sobre a violência da tortura e outras lembranças desses personagens que protagonizaram o momento da ditadura militar brasileira aqui em Porto Alegre.

Aqui alguns momentos clicados por Fernanda Chemale.


Gregório
Gregório


Bona
Bona

Carlos
Carlos
Lino
Lino
Antonio
Antonio

arquivos abertos
arquivos abertos

cris reque atenta aos personagens
cris reque atenta aos personagens
arquivos: vamos passear na floresta escondida do Brasil?
arquivos: vamos passear na floresta escondida do Brasil?

convite à reflexão na lente de mirela
convite à reflexão na lente de mirela

felipe e luciana parceria 100%
felipe e luciana parceria 100%


Fonte: Modus Produtora e Armazem Memoria - Biblioteca Virtual Brasil Nunca Mais

3 comentários:

  1. camara souza vou usar esse espaço para divulgar tb o blog da uma amiga de belém do pará o sitio é www.reflexoesemversos.com.br e també vou agradecer o espaço dado ao a verdade .abraço camarada.

    ResponderExcluir
  2. Como eu poderia conseguir o filme? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IMA-Instituto Mario Alves ( http://imapelotas.blogspot.com.br/ ) e ( imapelotas@yahoo.com.br ) apresentou no auditório do UCPEL este filme que você procura. Acesse o sítio deles, ou envie um e-mail que estou certo que eles irão te ajudar. Boa sorte.

      Excluir