1 de agosto de 2011

Jornada Nacional de Lutas dos movimentos sociais e sindicais começa na próxima quarta-feira

Para lutar por melhorias na sociedade brasileira a  jornada de lutas dos movimentos sociais e sindicais unificados começa na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto. 

No decorrer do mês diversas marchas e passeatas acontecerão em centenas de cidades do país. A União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) participam com o tema “Agosto Verde e Amarelo”, mês de mobilização em defesa da educação do Brasil, e tem como pauta principal 10% do PIB para a Educação e 50% do Fundo Social do Pré- Sal para a Educação.
Com data marcada, a passeata nacional dos estudantes da UNE, UBES e ANPG, principal marcha do mês, acontece no dia 31, em Brasília. O conjunto de manifestações unitárias conta com a presença do movimento estudantil, movimentos sociais e sindicais com diversas atividades, dentre as principais está a Marcha das Margaridas no dia 16 e a atividade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a Via Campesina no dia 24.
Além da pauta central da educação vão ocorrer manifestações unitárias pela sociedade brasileira, como o fim do analfabetismo, redução das jornadas de trabalho, reforma agrária e urbana, uma melhor política econômica com menos juros e mais investimentos. “A UNE luta por um projeto de desenvolvimento democrático e soberano, ambientalmente sustentável, socialmente includente, para melhorar o Brasil e ter um país mais justo e desenvolvido”, diz o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Para envolver setores mais amplos da sociedade, a UNE pretende dialogar com as diversas entidades do país, como as centrais sindicais, o MST, a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), entre outras entidades. 

Fonte: UNE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário