17 de março de 2013

Rosane Bertotti (FNDC e CUT) e Rita Freire (Ciranda) integrarão o Conselho Curador da EBC

Rosane Bertotti
 A presidenta Dilma Rousseff designou nesta sexta, dia 15, as duas novas integrantes que irão compor o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Serão Rosane Bertotti, do FNDC, e Rita Freire, da Ciranda, que militam pela democratização da comunicação no país. Elas tomarão posse no dia 17 de abril.
A coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, foi designada nesta sexta, 15, para integrar o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Ela tomará posse no próximo dia 17, junto com a jornalista Rita Freire, gestora da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada. Em entrevista para o Fórum, Bertotti destaca a importância da representação do movimento social que atua pela democratização da comunicação no país no Conselho.
“Essa é uma conquista do movimento social e das entidades que lutam pela democratização da comunicação”, disse Bertotti, destacando que a designação foi fruto do trabalho realizado pelos movimentos e também internamente na Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde atua como Secretária Nacional de Comunicação.
“Agora aumenta a nossa responsabilidade, porque estar no Conselho significa defender os princípios de uma comunicação pública, da transparência, da autonomia da EBC, que seja uma comunicação que respalde esse compromisso da emissora ser cada vez mais pública e cada vez mais plural”, disse, agradecendo às entidades que fizeram parte do edital e que votaram em seu nome - ela foi indicada por 22 entidades da sociedade civil. “Ao mesmo tempo em que assumo o compromisso, me coloco à disposição para ser porta-voz dos movimentos nesse conselho”, finalizou.
Rita Freire
As futuras conselheiras foram escolhidas pela Presidência da República dentre dez candidatos que participaram do edital de nomeação. Dentre outros requisitos, o documento apontava a necessidade de ampliar a representatividade em relação à “diversidade regional, da presença das mulheres, dos indígenas e negros, bem como o conhecimento e atuação dos candidatos nas áreas de comunicação pública, direitos humanos e rádio”. Para Bertotti, a indicação reconhece e consagra a luta organizada das mulheres, sua representação e ocupação dos espaços públicos.
A desginação foi publicada no Diário Oficial da União neste dia 15 de março. Rosane Bertotti e Rita Freire substituirão Paulo Sérgio de Moraes Sarmento Pinheiro e Lúcia Willadino Braga. O mandato se estende por quatro anos prorrogáveis por igual período e a posse deve acontecer no dia 17 de abril.
Rosane Bertotti é agricultora familiar, coordenadora geral do FNDC e Secretária de Comunicação da CUT, também é membro da Comissão Operativa Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). Já a jornalista Rita Freire é editora e gestora da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e dirigente da Associação Internacional de Comunicação Compartilhada (Compas).
do FNDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário