Democratização da Comunicação, Reformas de Base e Direitos Humanos

12 de abril de 2012

Democratização da Comunicação: Em Fortaleza o 2º WebFor

A incontrolável onda de uma nova imprensa alastrou-se pelo Brasil nos últimos anos: o fenômeno da blogosfera progressista e das Redes Sociais. Irreverente e marcada pela rebeldia ante o poder outrora incontestável do império da mídia, essa onda adquiriu proporções inimagináveis, inaugurando uma nova era na convivência com a informação, democratizando-a de modo revolucionário para toda a sociedade. De tal modo que hoje é impossível falar-se de liberdade de imprensa sem inevitavelmente recorrer às suas peripécias na desconstrução dos mitos inventados pela grande mídia — a mídia do grande capital.

Sua expansão e aprofundamento desmontaram a outrora indiscutível armação que consistia na manipulação dos fatos, convertidos continuamente em versões que ganhavam ares de fato, à base da velha cantilena: uma mentira repetida muitas vezes tornava-se rigorosa e irrefutável verdade.

A trajetória da irrefreável e progressiva onda dos blogs e mídias digitais e sociais ganhou corpo de um modo tal que influiu com força e determinação nos processos eleitorais.

Essa energia culminou numa presença fulminante nas eleições de 2010, quando contribuiu de modo avassalador para a acachapante derrota amargada pelas forças conservadoras no Brasil.

Fonte: 2º WebFor  e Bloguemos Quae Sera Tamen

Nenhum comentário:

Postar um comentário