Democratização da Comunicação, Reformas de Base e Direitos Humanos

3 de junho de 2011

Blogueiros mineiros realizam #Bloguemus Quæ Sera Tamen



A verdade é que só há liberdade de expressão neste país para os neoliberais. São eles, através de concessões públicas e propriedade cruzada, os que detêm os meios de alcance nacional para difundir suas ideias. As esquerdas continuam como na época da ditadura, a falar, para e entre si, substituindo agora os Pasquins, por Blogs, Redes Sociais e algumas poucas publicações.
Estes movimentos que ocorrem por todo o Brasil são fundamentais para que um dia todos tenhamos voz. Vejo também que o caminho para se democratizar a comunicação passa necessariamente pelo fortalecimento das TVs e Rádios Públicas e Comunitárias. - BlogueDoSouza
Reproduzo abaixo o artigo do  Beto Mafra no  #BlogProgMG:
Levados pela grande onda que integra ativistas da Internet no Brasil inteiro, os mineiros também vão se encontrar. Será realizado o 1º Bloguemus Quae Sera Tamem, nos dias 10 e 11 de junho, em Belo Horizonte. O evento servirá como etapa preparatória do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que será realizado em Brasília.

Nós, daqui das montanhas e gerais, temos por objetivo fazer da rede virtual as asas da liberdade que nos norteiam desde nossa bandeira. Vamos romper a censura praticada nos últimos anos pelas forças do atraso que hoje governam os mineiros e colocaram a velha mídia cercada e subjugada. Nesses anos, a realidade ficou escondida nas redações dos jornais, das rádios e tvs, sem espaço para ganhar o grande público. Felizmente, a rede é libertária por origem e resiste às tentativas de censura impostas pelos tiranos travestidos em democratas. Pela rede, milhares de mineiros combateram o autoritarismo e a censura através de seus teclados.

Redes sociais (blogs, twitter, orkut, facebook e infinitas possibilidades) são territórios livres nos quais proliferam discursos sediciosos, de forma semelhante aos discursos sediciosos de Tiradentes no processo da Conjuração Mineira. Redes sociais atuam para divulgar fatos, denunciar as falhas no acesso à informação, desmentir boatos, denunciar calúnias e crimes de ofensa moral, estimular práticas democráticas, quebrar preconceitos. trazem novos pontos de vista e abrem espaço para discutir direitos das mulheres, combate ao racismo, à homofobia e a todo tipo de discriminação.

Porém, não basta proferir discursos sediciosos isolados. É necessário trocar informações, desenvolver estratégias de atuação conjunta, organizar e fortalecer os discursos para efetivá-los politicamente. É por isso que será realizado o 1º Bloguemus Quae Sera Tamem. Nosso encontro servirá para reforçar a vocação sediciosa mineira, reunindo pessoas que lutam também nas redes sociais para garantir a liberdade de expressão e acabar com todo tipo de discriminação.

Se você também faz parte dessa rede, junte-se a nós no 1º BloguemusMG.

Dias 10 e 11 de junho de 2011, no auditório da FECOMÉRCIO MG - rua Curitiba 561 - Centro Belo Horizonte. 
SEXTA-FEIRA – 10 DE JUNHO

18h - credenciamento e confraternização
12º andar do prédio da FECOMÉRCIO MG - salão
19h - Mesa de abertura.
Temas:
- Os encontros necessários para o ativismo progressista na rede
- Abertura oficial do #Bloguemus Quæ Sera Tamen, o #BlogProgMG
Apresentação dos princípios do movimento dos blogueiros progressistas através dos seus protagonistas
21h- confraternização – no salão lateral ao auditório




SÁBADO – 11 DE JUNHO
8:30 – café da manhã com papo
9h: Mesa redonda
Tema: liberdade e ativismo
As várias abordagens, processos, ameaças e respostas: o exercício da liberdade na rede, pelas palavras dos que estão na linha de frente.
DEBATE

11h - Mesa-redonda
Tema: Liberdade de comunicação em Minas Gerais
A liberdade de expressão sob ameça dos poderosos, chantagem e manipulação da informação disponível para os mineiros.
A resistência e o ativismo de guerrilha dos que não se entregaram.
DEBATE
13h - almoço
14h - Mesa-redonda
Tema: Liberdade, ativismo, e combate às discriminações


Discutir os discursos sediciosos que questionam o status quo e combatem as mais diversas formas de discriminaçao, especialmente o combate ao machismo, racismo e homofobia
DEBATE
17:00 - Construção de propostas, elaboração das formas de ação
Como encaminhar o encontro para um fórum permanente de aglutinação de ativistas, formação de novos parceiros na rede, caravana digital e superação das distâncias culturais e geográficas do estado.
19h – Elaboração do texto final do encontro e encerramento.



-------------------------------XXX---------------------------------
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI PELO BLOG!


Convidados:
João Carlos Caribé, Marcelo Branco, Nilmário Miranda, Conceição Oliveira(Maria Frô), Cido Araújo, Sérgio Telles, Sérgio Amadeu, Bemvindo Sequeira, José de Abreu, Túlio Vianna, Luis Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovái, Rudá Ricci, Miguel do Rosário, Jô Morais, Neusinha Santos, Rogério Correia. (alguns convites aguardando confirmação)


Colaboradores:
Nartagman, Michael, Cynthia, Kerison, Érica, Fred, Juan, China, Pedro, Luis, Beto.

Postado por Beto Mafra no  #BlogProgMG


Nenhum comentário:

Postar um comentário