25 de maio de 2011

Democratização da Comunicação: 1º Encontro de Blogueiros da Paraíba



Altamiro Borges
Altamiro Borges, jornalista de oratória poderosa e um dos blogueiros mais influentes do país, acendeu com palavras incendiárias as discussões no 1º Encontro de Blogueir@s e Redes Sociais da Paraíba. Altamiro “invocou com Liberdade os princípios da Democracia junto com os da Verdade”.
           No evento, realizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé com o apoio da Associação Nacional Para Inclusão Digital (ANID) e a União da Juventude Socialista da Paraíba (UJS-PB) — entre outras entidades, travou-se com vigor revolucionário o debate a respeito da democratização da mídia brasileira.
Não é de hoje, nem é segredo para ninguém em roda de entendidos que 7 famílias literalmente dominam o ramo da Comunicação Social no Brasil. Não é de hoje que essas 7 famílias valem-se de seus instrumentos de comunicação de massa para manipular, o mais que podem, a opinião pública, a fim de sobreporem aos interesses sociais os mais sórdidos interesses econômicos. Basta lembrarmos os laços fraternos entre Rede Globo e Ditadura Militar, a Veja e sua campanha sistemática contra o Partido dos Trabalhadores e outras agremiações “de esquerda”.
Neste sentido, é elucidativo puxar pela memória o fato de que, nas últimas eleições, a Rede Globo teve a “cara de pau” de clandestinamente fazer campanha eleitoral à candidatura do “careca antipático”. Durante menos de 24 horas, utilizando como disfarce a comemoração dos 45 anos de existência do canal de TV, várias personalidades globais repetiram incessantemente a frase “eu quero mais” frente a um cenário de cor azul — “coincidentemente” o slogan e cor da campanha de José Serra.
Ou ainda, a mentira midiática da agressão física ao tucano, na qual uma leve bolinha de papel tomou proporções de um míssil tomahawk.
          Nenhuma dessas imoralidades e desinformações passaria impune se houvesse em nosso país um marco regulatório que disciplinasse tal ramo da atividade humana. Sem acesso a grande mídia, aqueles que desejam que o Brasil tenha uma democracia completa concentram suas “vozes” na Blogosfera. Aqueles anseiam que por regulamentação às comunicações, em detrimento ao oligopólio que hoje vivenciamos, juntam-se num grito uníssono e forte — o 2º Encontro Nacional de Blogueir@s Progressistas. A Blogosfera e as redes sociais já deram provas inequívocas de que são instrumentos poderosos de mobilização; as agitações populares no mundo árabe são os exemplos mais nítidos em nossos dias.
          Por fim, vale salientar que surge no Brasil um movimento ousado contra a vilania das oligarquias midiáticas. Um movimento que sai — a passos lentos, mas vigorosos — da virtualidade para materialidade. Um movimento capaz de transformar a cyber-militância de uns na mobilização massiva de todos os que desejam uma democracia madura.  O 1º Encontro de Blogueir@s e Redes Sociais da Paraíba cumpriu seu papel e, portanto, foi exitoso. Entretanto, a luta só começou e próxima batalha dos paraibanos é a consolidação do Conselho Estadual de Comunicação.
Fonte: UJS-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário