Democratização da Comunicação, Reformas de Base e Direitos Humanos

27 de janeiro de 2011

Democratizar comunicação: Cresce a organização da blogosfera

do Planeta Osasco

Em agosto de 2010, São Paulo sediou o 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que reuniu cerca de 300 participantes – a capacidade máxima. Este foi o pontapé inicial para que se proliferassem encontros estaduais para articular a blogosfera localmente.
A movimentação estadual não parou e os blogueiros se organizam. Tudo indica que um segundo encontro nacional está por vir!
Do Rio Grande do Norte vem a notícia de que os blogueiros progressistas potiguares estão organizando seu primeiro encontro estadual, previsto para o final de março. Já nesta sexta-feria realizarão um seminário com o neurocientista Miguel Nicolis, para debater  redes sociais, participação política e ciência. O evento será transmitido via twitcam, no perfil @blogprogRN. Mais informações sobre a palestra e sobre o encontro, estão na nota reproduzida abaixo.


Blogueiros Progressistas recebem Miguel Nicolelis

O Movimento de Blogueiros Progressistas do RN receberá o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis na próxima sexta-feira, 28 de janeiro. Nicolelis, recém-chegado ao twitter e cientista bastante engajado em causas sociais, falará sobre o tema “Redes sociais, participação política e desenvolvimento da ciência”. Mediado pelo jornalista Sérgio Vilar, o evento começará às 20 h, no auditório da livraria Siciliano.

Para debater com Nicolelis, o professor José Luiz Goldfarb, da PUC-SP, também participará do evento através de videoconferência pela Internet. Além disso, todo seminário, que terá duração de duas horas, será transmitido via twitcam, através do perfil @blogprogRN.
Miguel Nicolelis é médico com doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Nicolelis é considerado um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociências e, por diversas vezes, lembrado para o Prêmio Nobel. Ele lidera pesquisas que podem, por exemplo, representar avanços históricos no tratamento do Mal de Parkinson.
Já o professor José Luiz Goldfarb é graduado em Física pela USP, mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá) e doutor em História da Ciência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência. Além disso, coordena o Twitter da PUC/SP e é presidente da Cátedra de Cultura Judaica da Universidade. É também coordenador de diversos programas de incentivo à leitura, como o “São Paulo: um Estado de Leitores”, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, além de ser curador do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
Blogueiros Progressistas
O movimento dos blogueiros progressistas reúne blogueiros e tuiteiros de todo país que se reconhecem a partir de seus ideais humanistas em busca de produzir uma comunicação compartilhada, democrática e autônoma, tendo nascido a partir da articulação do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O seu primeiro encontro nacional reuniu mais de 300 blogueiros, tuiteiros, ativistas e curiosos em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2010. Os blogueiros progressistas do RN estão organizando o seu I Encontro Estadual para o período de 25 a 27 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário