15 de novembro de 2024

Xi diz que Porto de Chancay consolidará posição do Peru como porta de entrada que conecta terra e mar, Ásia e América Latina

 

O presidente chinês Xi Jinping e sua contraparte peruana, Dina Boluarte, participam da cerimônia de inauguração do Porto de Chancay por meio de link de vídeo em Lima, Peru, em 14 de novembro de 2024. Foto:Xinhua

O Porto de Chancay consolidará fortemente a posição do Peru como uma porta de entrada que conecta terra e mar, Ásia e América Latina, disse o presidente chinês Xi Jinping na quinta-feira.

Xi fez os comentários ao participar da cerimônia de abertura do Porto de Chancay por meio de um link de vídeo com sua contraparte peruana Dina Boluarte.

O Porto de Chancay não é apenas um bom porto de águas profundas, mas também o primeiro porto inteligente e porto verde da América do Sul, que, quando concluído, também trará enormes receitas ao Peru e criará um grande número de empregos, disse Xi.

Em suas conversas com Boluarte na quinta-feira, Xi disse que a China está pronta para trabalhar com o Peru para construir um novo corredor terra-mar entre a China e a América Latina com o Porto de Chancay como ponto de partida.

O corredor, para conectar a Trilha Inca com a Rota da Seda Marítima do Século XXI, abrirá uma estrada de prosperidade e felicidade comuns para o Peru e outros países latino-americanos e caribenhos, disse Xi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário