18 de outubro de 2024

Putin nomeia papel futuro dos BRICS

 Os membros do bloco serão responsáveis ​​pela maior parte do aumento do PIB global no futuro próximo, disse o presidente russo

O presidente russo Vladimir Putin fala durante uma sessão plenária do Fórum Empresarial BRICS em Moscou. ©  Getty Images / Sergey Bobylev

Os países do BRICS já se tornaram os principais impulsionadores do crescimento econômico internacional, mas seu potencial só aumentará ainda mais por meio da cooperação dentro do bloco, disse o presidente russo, Vladimir Putin.

A participação do bloco no PIB global já excede a das principais economias ocidentais do Grupo dos Sete (G7), e continua a se expandir, disse Putin em seu discurso em uma sessão plenária do Fórum Empresarial do BRICS em Moscou na sexta-feira.

Os BRICS agora respondem por 37,4% do PIB global, enquanto o G7 responde por apenas 29,3%, enfatizou Putin. “E essa lacuna está aumentando. E continuará aumentando ainda mais. É inevitável”, acrescentou.

“Os países BRICS são de fato os propulsores do crescimento econômico global. É dentro dos BRICS que o principal aumento do PIB global será gerado no futuro previsível”, disse Putin.

O bloco "é responsável por cerca de um quarto das exportações mundiais de bens", e os membros do bloco dominam muitos mercados importantes, incluindo energia, metais e alimentos", disse o líder russo.


Várias “plataformas de desenvolvimento” estão atualmente sendo criadas dentro do bloco, incluindo “canais de comunicação, padrões tecnológicos e educacionais, sistemas financeiros, instrumentos de pagamento e, claro, mecanismos para investimento sustentável de longo prazo”, observou.

Eles pretendem garantir que “o crescimento econômico dos membros do BRICS no futuro dependerá cada vez menos de influência ou interferência externa”, disse Putin.

Esta é a “soberania econômica” que o bloco pretende alcançar, tornando -se “uma parceria de economias autossuficientes, o que aumenta muito seu potencial, abre novas oportunidades”, acrescentou.

“O trabalho do BRICS não é direcionado contra ninguém. Ele é unicamente direcionado a uma tarefa comum, que é o desenvolvimento sustentável e a prosperidade de nossos países e povos”, disse Putin.

Como atual presidente do BRICS, a Rússia sediará a cúpula anual do bloco na cidade de Kazan, de 22 a 24 de outubro. Em 1º de janeiro de 2024, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos se tornaram oficialmente novos membros do BRICS, juntando-se ao Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 Com informações de   Russia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário