3 de julho de 2016

Comissão do Impeachment no Senado: confira o balanço da semana


Nesta semana, a Comissão do Impeachment do Senado concluiu a oitiva de 45 testemunhas do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Confira um balanço das sessões e quais serão os próximos passos do processo com a repórter da Agência Brasil Mariana Jungmann, que realizou uma transmissão ao vivo na tarde desta sexta pelo Facebook da agência.

- Foi concluída a oitiva das testemunhas; 39 de defesa, duas de acusação e quatro arroladas pelo juízo.

Comissão do Impeachment encerra fase de depoimentos de testemunhas

- Sobre os decretos, a perícia constatou que houve irregularidades, mas que eles não impactam a meta fiscal - ou seja, não aumentam os gastos públicos; podem ter servido apenas para realocação de orçamentos.

Perícia diz que decretos são irregulares, mas não vê atos de Dilma nos atrasos

- Sobre as pedaladas, a ex-presidenta da Caixa Maria Fernanda Coelho e ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa afirmaram que não se configurou operação de crédito, ao contrário do que apontou o relatório da perícia entregue esta semana. No entanto, a perícia afirma que não houve ato direto da presidenta afastada sobre essas operações.

Testemunha de defesa de Dilma nega operação de crédito e defende Plano Safra

Comissão do Impeachment conclui penúltimo dia de depoimentos

Próximos passos:
- Na próxima semana, haverá audiência pública com os profissionais que fizeram a perícia nos documentos que embasam a denúncia.

Impeachment: laudo de perícia do Senado recebe 76 questionamentos

- Em seguida, está prevista a oitiva da presidenta Dilma, mas ainda não há previsão se ela falará pessoalmente ou enviará algo por escrito pelo José Eduardo Cardozo.

Cardozo diz confiar na absolvição de Dilma no Senado

- O fim da oitiva das testemunhas dá início à fase de alegações finais. O prazo das alegações seria de 7 a 12 de julho, mas a autora do processo, Janaína Paschoal, disse que Miguel Reale Júnior já está trabalhando no texto e que eles devem entregá-lo antes do prazo. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, deverá entregar suas alegações só no final do prazo.

- Em seguida, o relator Antonio Anastasia preparará seu relatório. A votação do documento está prevista para o dia 6 de agosto.

- A votação do relatório no plenário do Senado está prevista para 9 de agosto. Sendo aprovado, haverá nova votação entre os dias 25 e 27 de agosto - essa sim a votação final. Se houver 55 votos favoráveis ao impeachment, Dilma não retornará ao cargo de presidenta.

Renan confirma votação final de impeachment após Olimpíada

Saiba mais:
Confira as etapas do processo de impeachment de Dilma no Senado
Impeachment: Saiba como votou cada partido no plenário do Senado

da EBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário