3 de dezembro de 2011

A empresa vencedora do "Prêmio Manipuladora - Dias das Crianças 2011"

No dia 30/11, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, fez seu primeiro protesto. Fomos para a porta da sede da Mattel, em São Paulo, entregar o troféu de "Vencedora do Prêmio Manipuladora -- Dias das Crianças 2011" e questionar a quantidade alarmante de publicidade da empresa direcionada ao público infantil: foram aproximadamente 8.900 comerciais veiculados em 15 canais, apenas nos 15 dias que antecederam o Dia das Crianças.
A Mattel foi a empresa que mais anunciou para as crianças, com uma quantidade absurda de aproximadamente 8.900 anúncios veiculados nas duas semanas que antecederam o Dia das Crianças. Por isso, recebeu nossa “homenagem às avessas”, que estávamos lá na frente do prédio prontos para entregar o troféu “Vencedora do Prêmio Manipuladora – Dias das Crianças 2011”. Ninguém da empresa quis descer para nos receber e conversar. Mas fizeram um convite muito do estranho, ao determinar que só receberiam um integrante do Alana e um repórter entre os jornalistas que cobriam a ação. Proposta meio indecente, não é não?
Brincadeiras à parte, o importante dessa nossa primeira ação em frente a uma empresa é que faz com que as pessoas pensem a respeito do problema. Dos executivos que saíam ou voltavam para o prédio comercial ao policial que foi chamado para averiguar o que era o protesto, muitos têm filhos, sobrinhos, netos e uma história para contar sobre os pedidos incessantes de crianças para o consumo.
Não há dúvidas de que o consumismo infantil e seus impactos são problemas multifatoriais e extremamente complexos. Mas também estamos certos de que as empresas não estão agindo de forma ética e de que é urgente estabelecer regras para proteger as crianças dos apelos para o consumo. É preciso dar aos nossos pequenos o direito de assistir a um desenho que eles gostem sem ter que pagar a conta mais cara de todas, que é ver uma geração inteira crescer acreditando que é preciso ter para ser.
Obrigado a todos que participaram e divulgaram nossa manifestação ontem. Não deixem de acompanhar as novidades no nosso site e aqui no blog.
Veja aqui as fotos do protesto
Veja aqui o vídeo na íntegra
Leia também:
Em seu primeiro protesto, Alana entrega troféu de empresa manipuladora para Mattel
Instituto Alana protesta contra publicidade infantil

Um comentário:

  1. camarada souza desejo um grande 2012 de vitórias e saúde . é bom ter vc como um camarada firme nos ideais . esse ano que chega é de luta ! bom ano amiga a todos da familia . joseilton s mendes

    ResponderExcluir