22 de outubro de 2011

Democratização da Comunicação: Protestos no RJ marcaram o dia mundial do movimento

Vídeos com entrevistas no ato do Buraco do Lume

Na terça (18), militantes da Fale Rio fizeram manifestação, no Centro, com o objetivo de apresentar e esclarecer à população as propostas de políticas públicas para democratizar as comunicações no Brasil. A atividade, que intercalou discursos políticos e apresentações culturais, marcou o Dia Mundial pela Democratização da Comunicação. Parlamentares, militantes, artistas e pessoas que passavam nos arredores da Rua São José se reuniram no local também conhecido como Buraco do Lume para ajudar na divulgação da Plataforma para um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil (clique aqui para acessá-la).
Os dirigentes da CUT-RJ Edison Munhoz e Jadir Baptista representaram a central no ato e declararam que a CUT apoia integralmente a plataforma elaborada pelo conjunto do movimento social. "A CUT tem um plano nacional de comunicação que defende democracia total no setor. Queremos uma marco regulatório que garanta esta democracia", defendeu Munhoz. Jadir completou, ao parabenizar a todos que ajudaram a organizar o ato: "Temos consciência que só com mobilização da sociedade conseguiremos alcançar a democratização dos meios de comunicação que tanto desejamos".

Vídeos de entrevistas no ato no Buraco do Lume, reportagem de Fred Araujo do CanalRionlinetv:
Orlando Guilhon - diretor da Rádio MEC -  http://www.youtube.com/watch?v=xv1OX1RIID8&feature=related
Theófilo Rodrigues - Mestrando em Ciências Políticas UFF - http://www.youtube.com/watch?v=8BHK19TStvg&feature=related
Roberto Areas - Repórter do Fale Rio -  http://www.youtube.com/watch?v=mzB17DjWyuM&feature=related
Sonia Latgé - secretária estadual de Movimentos Sociais e Populares do PCdoB-RJhttp://www.youtube.com/watch?v=uSGOrXh5lYY&feature=related 
Lavando a sujeira da Globo

"É preciso lavar muitas vezes a calçada da Globo. É tanta sujeira que uma vez só é pouco". Essa declaração de Edison Munhoz, dirigente do Sindipetro-RJ e da CUT-RJ, durante a lavagem da calçada da Globo diz tudo sobre a importância simbólica e estratégica da manifestação organizada pela Fale Rio (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação) como parte da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada nesta quarta-feira, em frente à Rede Globo de Televisão, no Jardim Botânico. O ato teve presença marcante de estudantes ligados à UJS - União da Juventude Socialista.
Munidos de água, sabão, rodo e vassoura, os manifestantes capricharam na lavada, certos de que é preciso muito esforço para enfrentar o poderio da ditadura midiática brasileira. Pelo Fale-Rio, a jornalista Cláudia de Abreu lembrou outros eventos desta natureza realizados na porta da Globo, reforçou a proposta da necessidade de realizá-las mais vezes e falou dos outros eventos da Semana pela Democratização das Comunicações no Brasil.

.FNDC entrega a Paulo Bernardo documento em defesa de novo Marco Regulatório das Comunicações 


Fonte: Fale Rio, CUT e Observatório do Direito à Comunicação

2 comentários:

  1. Isso foi até pouco, porém válido!!! Mas temos de ir às ruas e gritar "foea Rede Globo" de cara pintada.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, os movimentos sociais não podem perder esta chance. Saiu uma portaria do governo liberando duas TV Comunitárias, de sinal aberto e digital em cada município. Neste artigo aqui você tem as informações de como se habilitar e participar na programação. Este é o início da democratização da comunicação no Brasil. http://www.bloguedosouza.com/2013/01/democratizacao-da-comunicacao-portaria.html

    ResponderExcluir