15 de julho de 2011

UNE realiza até domingo o seu 52º congresso


Reproduzo o artigo publicado no Palavras Diversas:

Lula desfere "cruzado de esquerda" na hipocrisia "global" no congresso da UNE

A UNE realiza até domingo o seu 52º congresso e apresenta convidados especialíssimos, como o presidente Lula e o ministro da educação, Fernando Haddad, entre outros, além da esperada participação de 10 mil universitários que elegerão o novo presidente da entidade.

O congresso abordará, entre outros temas, o impacto dos agrotóxicos no campo, além da defesa da Comissão da Verdade, sobre violações na ditadura e a destinação de 10% do PIB para a educação, mantendo os estudantes universitários nas lutas históricas do movimento: educação pública de qualidade e o respeito a democracia.

Coisa que o jornalão dos marinhos, O Globo, não parece ter a mínima inclinação.
Em sua capa de ontem o diário carioca publicou a seguinte manchete: "UNE faz Congresso chapa branca", tudo porque a entidade conquistou patrocínios de estatais para viabilizar o evento, logo tratado pelo jornal, inimigo da educação pública e da democracia, como pequeno encontro de compadres.

O Globo crê que a UNE não pode permitir-se a fazer suas alianças políticas e defender suas bandeiras históricas ao lado do governo que ajudou a eleger.
O lance da UNE, assim como de sindicatos e movimentos sociais organizados ao fazerem suas escolhas políticas e pressionarem, por dentro, para alcançarem suas reivindicações coletivas, para a imprensa hipócrita não se legitimam com uma aliança.
O Globo, cinicamente, editora por uma organização dos estudantes "neutra", sabe-se lá o que significa tal neutralidade, e opositora de todos os governos. Maldosamente alguns meios de comunicação tratam a UNE como apêndice do governo, "amansadores dos estudantes" e que nada lembram os movimentos que levaram a queda de Collor e das mobilizações durante o governo FHC contra as privatizações e o estrangulamento financeiro das universidades públicas federais.


Elementar. Estes governos representavam projetos inimigos da educação pública de qualidade, do acesso a educação superior para cada vez mais jovens e do financiamento facilitado do ensino, tal como ocorre com o Prouni. O conflito era necessário e significava a coerência dos estudantes.
Tal como apoiar Lula e Dilma também hoje esta aliança significa coerência.
Para O Globo os estudantes são chapa branca e por isso conseguem apoio da Petrobrás para realizar seus congressos, linhas pobres de entendimento e análise...Talvez porque os governos passados tratassem a UNE como escória e somente colocassem a polícia para "dialogar" nas ruas, como ocorrido no processo de privatizações dos tucanos, quem não se lembra?

Os estudantes estão atuando no campo político onde sempre estiveram, com um pouco de crítica, no máximo, muito perto de onde sempre estiveram enquanto representação coletiva.
Apoiar Lula e Dilma, dentro do processo político recente e da disputa de poder que tem se travado ao longo das ultimas duas décadas, mantiveram seus posicionamentos progressistas.
Portanto serem tachados pela imprensa conservadora de "chapas brancas", seja um grande elogio.


A UNE não vacilou em apoiar Lula, mesmo no auge da crise de 2005 no episódio do mensalão no Congresso Nacional.  Naquele instante perceberam a grande trapaça política explorada midiaticamente para sangrar o governo e fazê-lo minguar até as vésperas das eleições de 2006.
A Veja chegou a forjar uma imagem de uma bela estudante gaúcha, com o rosto pintado, como se estivesse manifestando-se contra Lula, tentando, desta forma, criar o factóide que pudesse ser multiplicado e levar os estudantes para as ruas contra o governo. Foram logo desmentidos pela própria aluna, uma farsa mal montada, gene golpista aflorado.


O presidente da UNE, Augusto Chagas, foi enfático ao afirmar que a aliança com o governo possibilitou a oportunidade do diálogo com Lula, o que permitiu apresentar propostas atendidas pelo presidente.

O Globo cobra neutralidade da UNE e dos movimentos sociais, mas todos sabem de que lado atua na história recente do país, de que lado hoje milita politicamente o conglomerado de comunicação do Rio de Janeiro.
A hipocrisia "global" é de uma pobreza intelectual enorme, baseia-se na desinformação, no apedrejamento dos aliados de seus inimigos e na manipulação dos fatos ao seu feitio. Mas desconsidera a capacidade de livre pensar da sociedade organizada e nos grupos que se movimentam para combater seus panfletos fantasiosos e repletos de intenções que lotam os subterrâneos do inferno.

Em sua participação no Congresso da UNE Lula cunhou algumas frases logo usadas pela imprensa para tentar desqualificar o ex-presidente, mas que longe de reduzi-lo a insignificância que a imprensa deseja, o ex-metalúrgico foi feliz em suas análises e respostas as provocações do O Globo:

“E você Chagas (Augusto Chagas, presidente da UNE) não tenha preocupação com quem diz que você é chapa-branca. Existem alguns jornais no Brasil que se acham nacionais mas não chegam nem na Baixada Fluminense. Os grandes de São Paulo quase não chegam no ABC”

“Eles não perceberam que o povo não quer mais intermediários entre eles e a informação. O povo está se informando de muitos outros jeitos”.


Pois é as afirmações estão antenadas com a realidade e os novos tempos e socam o fígado das grandes corporações de mídia brasileiras.

Que a UNE permaneça na luta pela educação de qualidade e pela democracia neste país, aliada ou não do governo, mas que também a hipocrisia global seja golpeada e rebaixada, tal como merece e bem o disse Lula "você liga a TV e tem propaganda de quem? Quem patrocina o futebol e as novelas? É a Petrobras, a Caixa Econômica Federal. Só que para eles isso é democracia e para vocês é ser chapa-branca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário