Democratização da Comunicação, Reformas de Base e Direitos Humanos

29 de maio de 2011

Educação: XIII Congresso do Sepe-RJ é marco histórico

Reportagem de Anderson Freitas no Movimento Valença em Questão
No período de 26 a 28 de maio, o Sepe-Rj realizou o seu XIII Congresso. E esse evento entrou para a história. Além do recorde no número de delegados participantes (mais de 1.500), no dia do encerramento do congresso contamos com a presença da incansável Amanda. E ela correspondeu às expectativas, nos pronunciamentos que fez. Nos dois momentos em que falou com os congressistas (inicialmente para todo plenário e, depois, com militantes do PSTU), a professora ressaltou a importância da mobilização da categoria, inclusive através das redes sociais, para a construção de um movimento nacional pela educação pública.



Amanda Gurgel, uma dedicada professora e combativa militante do PSTU do Rio Grande do Norte, ficou conhecida em todo país, a partir da grande repercussão do seu inspirado discurso feito na audiência pública da Assembléia Legislativa, no último dia 10/05/2011.
O vídeo com o seu pronunciamento fora postado no Youtube e virou uma "febre" na rede, com milhares de visualizações. O sucesso online de Amanda, atraiu a mídia. A professora concedeu diversas entrevistas, para diferentes veículos. Surpreendentemente (pelo caráter reacionário da emissora), até no Faustão ela apareceu. Em todas as intervenções, a docente sempre se manteve séria, austera, eloquente e veemente ao falar da caótica situação em que se encontra a rede pública de educação do seu estado, deixando claro que esse panorama lastimável se repete por todo o Brasil.

Compilação de algumas entrevistas concedidas pela professora Amanda: http://filhosdeoort.blogspot.com/2011/05/pronunciamentos-da-prof-amanda-gurgel.html).
Algumas fotos do Congresso:

XIII Congresso do Sepe-RJ
Panorama do plenário
O Sepe-RJ disse não à filiação à CNTE

Profª Amanda falando ao plenário

Aprovação do plano de lutas da rede municipal do Rio
 Mulheres admiráveis: Professoras Vera Nepomuceno e Amanda Gurgel
Profª Amanda interagindo com militantes
Reportagem de Anderson Freitas no Movimento Valença em Questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário